sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AZALÉIA ANUNCIA HOJE O FECHAMENTO

Azaléia de Ibicuí

A Vulcabrás/Azaléia anunciou na manhã desta sexta-feira (16) o fechamento das filiais de Iguaí, Ibicuí, Itati, Potiraguá, Itarantim e Maiquinique.
A notícia deve atingir cerca de 2.000 funcionários da indústria de calçados. Segundo os diretores da empresa, essas filiais não têm dado lucro e, inicialmente, os trabalhadores desses locais receberão o convite para se transferir para matriz em Itapetinga ou então aceitar a demissão oferecida pela fábrica.

Por conta dessa onda de demissões nas unidades da Vulcabras/Azaleia, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito investigativo. Para prestar esclarecimentos sobre o caso, a empresa foi convocada a comparecer em audiência, que será realizada na unidade de Vitória da Conquista, hoje (16), às 14h. Além do procurador Marcos de Jesus, que conduz o caso, estará presente um analista na área de economia do MPT para avaliar as justificativas contábeis que a administração da fábrica de calçados apresentar.

De acordo com o sindicato da categoria, de novembro deste ano até o momento, a Vulcabras/Azaleia despediu cerca de 1.500 trabalhadores. Considerando que a empresa possui pouco mais de 16 mil empregados, o número é bastante expressivo, aproximando-se de 10% da força de trabalho atual. A empresa é o principal empregador da iniciativa privada nos municípios onde atua no interior da Bahia.

Caso seja comprovado que as demissões que vem ocorrendo são arbitrárias, a empresa será instada a parar imediatamente as dispensas e readmitir os ex-empregados.

Devem participar dessa audiência os representantes do sindicato dos trabalhadores, o secretário da Indústria e Comércio do Estado da Bahia James Correia, além de outras autoridades políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DO NÚMERO EXCESSIVO DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS, COMUNICAMOS QUE ESTAREMOS UTILIZANDO O MODERADOR DE COMENTÁRIOS.