sexta-feira, 25 de maio de 2012

IBICUÍ: PREFEITO EM MOMENTO POLÍTICO DIFÍCIL

Dionilton Arruda e Claudio Dourado

O blog Políticos do Sul da Bahia, publicou que o prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado (PTB), está passando por um momento político “tumultuado”. E que em uma recente pesquisa realizada no município a sua rejeição foi considerada enorme, e que o pré-candidato Dionilton Arruda (PTB), não apareceu em uma situação confortável.

Para agravar a situação de Cláudio, na ultima semana durante uma sessão na câmara de vereadores, ele saiu derrotado na votação de um projeto. O alcaide queria desapropriar uma área rural para lotear e doar como terreno.
Os vereadores decidiram que o projeto não poderia ser aprovado, alegaram que em ano eleitoral o município não pode fazer doações.
Já nesta quinta-feira o comentário no “QG” do prefeito, foi que provavelmente Dionilton Arruda poderá desistir da candidatura. Ele ficou assustado com o resultado da pesquisa.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

IBICUÍ: PRÉ-CANDIDATO REÚNE COM LIDERANÇAS


O pré-candidato à Prefeitura de Ibicuí, Marcos Galvão (PT), reuniu nesta terça-feira (22), com lideranças, vereadores, onde participaram de um bate papo em sua residência discutindo metas para o próximo pleito.
 A reunião foi boa, onde todos fizeram suas colocações, e colocou suas sugestões.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

IGUAÍ: VEREADORES TROCAM ACUSAÇÕES DURANTE SESSÃO

Foto: José Carlos Assunção Novaes

A Sessão realizada ontem (22) na Câmara de Vereadores de Iguaí não foi marcada apenas por indicações. Troca de acusações entre dois vereadores, em plenária, chamou a atenção de todos.
O vereador Ademar Rios, em uso da palavra, falou sobre o aluguel do peladão do Bairro Arnulfo Órfão. Segundo ele, será de apenas sete meses e, depois do vencimento do contrato, o proprietário do terreno poderá utilizará o espaço, desativando o campo. Ademar realizou várias denúncias relacionadas ao poder executivo, como gastos indevidos em construção de quadras poliesportivas nos distritos de Ibiporanga e Ponto Chique e o pagamento de R$ 1.05,00 (mil e cinquenta reais) de salário a Mênisson Pinto, filho do vereador Enedino Pinto.  Adhemar Rios ainda fez a seguinte indagação “consta que esse rapaz trabalha como motorista da Prefeitura de Iguaí, mas onde? Eu nunca o vi prestando serviço para a Prefeitura Municipal de Iguaí“.
O vereador Enedino Pinto rebateu as acusações dizendo que seu filho presta serviço à Secretaria de Administração de Iguaí, como motorista. Nedo também criticou a postura de Ademar Rios e, em tom de ameaça, se defendeu “o senhor vereador não mexe comigo não, eu sei o seu passado, eu sou vereador à altura de rebater suas criticas”.
Já Ruberval Pinto comentou sobre a chegada de energia em várias localidades do município. Ressaltou a sua luta pela energia, pois segundo ele é de fundamental importância para o desenvolvimento das propriedades rurais.
Também fazendo uso da palavra, o vereador Sabino Chaves relatou o alto número de animais, que estão nas vias públicas do município. Criticou a falta de material para atendimento no PSF do bairro Netanias Alves Veiga. Pediu a resolução do problema do lixo no município. Segundo o vereador, ninguém aguenta tanto fedor quando começam a queimar o lixo.
O vereador Luiz Cunha disse que espera, do poder executivo, melhorias na via que liga o povoado de Água Vermelha ao Riachão de Camberiba.
O vereador Welton Amado indicou, ao poder executivo, a construção de poços artesianos nas regiões do Baixão e do Ribeirão das Flores. Criticou a secretaria de educação pela não realização da premiação do aluno destaque, pois segundo ele é muito importante para o aluno.
O presidente do legislativo, Ranulfo José Moreira, encerrou a sessão pedindo respeito aos vereadores que estavam discutindo em plenária. 

Fonte: Iguaí Mix

terça-feira, 22 de maio de 2012

JUSTIÇA SUSPENDE DECRETO QUE REJEITOU AS CONTAS DO PREFEITO DE ITAJU DO COLÔNIA


O Prefeito de Itaju do Colônia, Pe. Edinaldo Martins dos Santos, obteve importante vitória perante a Justiça Estadual. O Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itororó, Dr. Marley Cunha Medeiros, concedeu uma medida liminar que suspendeu o Decreto Legislativo de autoria da Câmara de Vereadores do Município, que rejeitava as contas do atual Gestor.
 A defesa do Pe. Edinaldo esteve o advogado Dr. Wanderley Porto, que apontou diversas violações aos Princípios da Ampla Defesa e do Devido Processo Legal. O Magistrado, acolhendo os argumentos do eminente advogado, afirmou, em seu despacho, que: “Com efeito, aliado ao fato de que o Autor obteve parecer favorável pela aprovação de suas contas, oriundo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, relativas ao ano de 2010, soma-se o evidente desrespeito ao devido processo legal e a ampla defesa, princípios inegociáveis da Carta Magna de 1988, quando a requerida não oportunizou a participação do Autor no processo legislativo que culminou com a rejeição de suas contas”.
 A decisão proferida resguarda o direito do Pe. Ednaldo de concorrer ao pleito eleitoral desse ano, que se inicia após as realizações das convenções partidárias a partir do dia 10 de junho.

RICARDO GANHA APOIO DE PESO PARA DISPUTAR À PREFEITURA


O pré-candidato Ricardo Leal-Lealdade, filho de Ibicuí hoje concorrendo à prefeitura de Jaguaquara,  já demonstra ter laços estreitos com secretários e correligionários do governador Jaques Wagner, ganhou apoio de peso para tocar o seu projeto político eleitoral. O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, em passagem pela região não escondeu sua preferência pelo nome de Ricardo Leal em Jaguaquara e afirmou que o nome dele é o mais forte para disputar o pleito em 2012. Após ter participado de atos inaugurais na região e ter pernoitado em Itiruçu, terra natal de sua esposa Marília, Solla e a dama resolveram visitar Jaguaquara na manha deste domingo (20) para prestigiar a reunião de petistas na residência do prefeiturável Ricardo Leal (PT). ” Nunca nós tivemos na Bahia um governador que tivesse dado tanto apoio a área de saúde como o governador Wagner tem dado. Ontem nós estivemos em Itaquara, inaugurando um posto de saúde, e essa unidade Ricardo, faz parte de um conjunto de mais de 500 novos postos de saúde que foram entregues em parceria com as prefeituras. Ontem à tarde nós estivemos em Itiruçu, inaugurando a reforma do hospital, e isso é o resultado de parcerias entre governo e municípios. Então por isso Ricardo que eu estou aqui, não para prometer e diser que vamos fazer e acontecer, mas para declarar o meu apoio a você e lhe desejar sucesso nessa caminhada, para que num futuro próximo nós possamos estar juntos ajudando Jaguaquara, com um prefeito que possa administrar o município com responsabilidade e fazer parceria com o governo do Estado, para que os benefícios possam chegar à Jaguaquara ”, declarou o secretário Solla, que em seguida dirigiu-se para Amargosa.

Fonte: Marcos Frahn

segunda-feira, 21 de maio de 2012

IBICUÍ: MAIORIA DOS VEREADORES VOTA CONTRA DESAPROPRIAÇÃO DAS ROÇAS COMUNITÁRIAS.

Dos nove vereadores que compõe a Câmara Municipal de Ibicuí, cinco deles votaram contra a desapropriação das roças comunitárias, durante sessão realizada na última sexta-feira (18). Os votos favoráveis foram dos vereadores, Ademir Pires Bispo e Eduardo do Rosário. O vereador Onildo Junior absteve seu voto, não participando da votação.
De acordo com o texto do documento, o prefeito iria desapropriar as roças e fazer lotes para doação de terrenos.