terça-feira, 24 de abril de 2012

VEREADOR FISCALIZA OS TRABALHOS DA MINERADORA INSTALADA EM IBICUÍ.


O vereador Onildo Júnior juntamente com Secretário de Meio Ambiente Alan Morais, em companhia dos Engenheiros Ambientais Bruno Scarpelle, Efraim Max, do advogado Aurélio Santana e do geólogo Galdios. Estiveram presentes na área localizada na Serra de Abel denominada “Corpo 1” pela Mineradora, para fiscalizar os trabalhos de sondagem.   
   O vereador Onildo Júnior em entrevista a este Blog disse não ter encontrado nenhum tipo de degradação provocada pela Mineradora, pois, a região conta apenas com uma vegetação rasteira, resultado de décadas de desmatamento.                          
   O vereador tem seu trabalho reconhecido pela comunidade a frente da Comissão  de Meio Ambiente com destaque  no empenho que tem tido para dar fim ao lixão  e pela proteção dos recursos hídricos do município junto a Embasa.

4 comentários:

  1. Em relação à atividade de sondagem de minerais que está sendo desenvolvida em nosso município, na região da serra de abel, sou daqueles que são favoráveis, pelos benefícios econômicos que isso pode trazer a nós. Entretanto, como cidadão, não posso deixar de externar minha preocupação em relação ao impacto ambiental que tal atividade possa causar. Como se sabe, pela serra de abel brotam algumas nascentes que formam riachos, que desaguam no rio novo, rio que corta todo o município de Ibicuí, de norte a sul, sendo vital ao sustento de nossa atividade agopecuária, além de fonte de abastecimento de água à população local. A atividade mineradora é poluente, e não será aqui que ela deixará de trazer danos ao meio abiente, só não se sabe a extensão dos mesmos. Assim, penso que é chegada a hora de os poderes constituídos convocarem uma audiência pública para a discussão dos possíveis impactos que a atividade, no futuro, possa nos trazer. Não adianta, agora, dizer que não existe impacto. Impacto já existe, e é visível a olho nu, basta voltar seus olhos para aquela encosta. Mas, mesmo que não haja ainda impacto, o importante é o futuro. Precisamos de esclarecimentos vários. Srs. vereadores, convoquem as empresas mineradoras, prefeitura, sindicatos, associação dos moradores da região, e o povo em geral, para se mostrar como será a extração desse minério, os benefícios e malefícios que a atividade possa causar, o que será feito em prol da área onde será explorada etc. Lembrem-se, vocês, como representantes do povo, devem intervir agora, para que no futuro não possam ser responsabilizados por algo de errado que porventura der errado. A responsabilidade pelo meio ambiete livre de qualuer risco é de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Degradada mesmo sr vereador está o mandato de vocês e a administração deste prefeito que está aí.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns vereador Onildo, pelo q vejo tem alguém q faz alguma coisa em Ibicuí.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao responsável pelo primeiro comentário Apr 24, 2012 10:34 AM, faço minhas as suas palavras...
    Chega de querer tomar proveito político disto por um lado ou por outro,
    Ibicuíense que ama nossa terra tem agora uma escolha: ou cala-se sobre o assunto e aguarda para depois assistir de cadeira uma possível degradação ambiental de caráter não reversível em nosso município ou apoia esta campanha por esclarecimento já com Audiência Pública urgente onde devemos esclarecer entre outras as seguintes dúvidas:

    1) Origem e Identificação da empresa de exploração/[

    2) Quais as características da exploração ( Qual o recurso explorado? Qual será o volume? Quanto isto representa em valores monetários? Há alguma exploração secundária? )/

    3) Como será beneficiado o minério extraído, ( onde será lavado o minério de ferro? aqui na serra ou na zona de exportação em Ilhéus) - Atentem que desta resposta teremos o subsídio para determinar o verdadeiro potencial de dano ambiental(Pesquisem no google sobre geração de poluentes do beneficiamento do minério de ferro),à esta resposta condiciona-se a possibilidade de contaminação e depredação grave do nosso manancial de abastecimento aquífero/

    4) Qual serão os benefícios para Ibicuí:
    Determinar em números absolutos (não promessas) qual o número de empregos diretos gerados,
    Determinar em números absolutos (não sonho de ganância)os valores de impostos mensais que serão acrescidos aos tributos da prefeitura e quais e como serão recolhidos estes impostos; Haverá royaltes?

    5) Qual o impacto em nossa cidade:
    Aumento do fluxo de pessoas?
    Aumento do custo de vida?
    Aumento da violência e sensação de insegurança?

    6) Quais os custos para nosso município
    O que gerará mais gastos com infraestrutura urbana, recolhimento de lixo, aumento gastos de saúde (Quem será responsável pelo atendimento dos trabalhadores? Acidentes? O município como no caso da Azaléia que sobrecarregava o Hospital Municipal?) Haverá risco de saúde para os trabalhadores?

    7) Qual o projeto da empresa? Quanto tempo pretende ficar em nossa cidade?
    Qual o impacto após sua saída?

    Não há dúvida que necessitamos de emprego, geração de renda mas não podemos nos prostituir, vendendo nossos maiores bens: nossa água e nossa gente.

    Que a câmara se pronuncie, Que o executivo se pronuncie, Que o ministério público se pronuncie. Que os candidatos a prefeito e vereadores se pronunciem.

    Apoiem a campanha lançada acima: Audiência Pública Já!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DO NÚMERO EXCESSIVO DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS, COMUNICAMOS QUE ESTAREMOS UTILIZANDO O MODERADOR DE COMENTÁRIOS.